-
Arquitetos: Deline architecture consultancy & construction; Deline architecture consultancy & construction
- Área: 360 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: HAILON GLASS, Swiss Krono AG, Xingfa Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entendemos que só podemos satisfazer as necessidades das pessoas quando compreendemos o que elas são. Nós investigamos a fundo para entender suas prioridades, valores, inspirações, gostos e aversões e principalmente como eles querem viver. E o que obtivemos como resposta do nosso cliente, um casal jovem, ativo e apaixonado por arquitetura, foi "um lar permeado por necessidades emocionais e uma renovação da qualidade de vida para uma casa num típico terreno estreito".
Para pensar diferente, ao invés de colocar as pessoas em caixas fechadas sem qualquer comunicação entre espaços de estar, como é feito tradicionalmente, nós apresentamos nossas considerações. Como melhorar de maneira inovadora o relacionamento familiar, as atividades, as necessidades emocionais e a relação das pessoas com a Mãe Natureza conectando-as a partir dos espaços projetados? Por que tentar espremer uma escada em algum canto morto, reduzindo-a apenas à função de levar as pessoas de um nível a outro, deixando de lado todas as outras questões, como por exemplo mover um mobiliário de grandes dimensões?
Ao responder as duas perguntas acima, surgiu a solução final. Usamos escadas, espaços vazios e passarelas, posicionando-os no centro do terreno, como um átrio. Misturamos diferentes espaços, como sala de estar, cozinha e quartos, criando uma estrutura de dois níveis. Nós definimos dois espaços como se fossem um só, com escadas "contadoras de histórias" como partes essenciais. A área de entrada é composta pelo conjunto de um espaço de aquário, uma sala de estar de grande volume e uma cozinha com a escada de concreto aparente suspensa. Para criar um espaço aberto, nenhuma parede ou coluna apoiam as escadas. Apenas uma divisão Fengshui, combinada com planos verticais em madeira para proteger a cozinha. Portanto, quem quer que se pergunte o que os outros estão fazendo ou onde estão podem obter a resposta num piscar de olhos, olhando da sala de estar para o espaço do aquário, da sala de estar para cozinha, quartos e vice-versa, cumprindo assim o pedido de atender as "necessidades emocionais" da família. A mesma coisa pode acontecer para os quartos e sala de brinquedos das crianças. Os pais conseguem facilmente ficar de olhos em seus filhos.
Em uma casa num terreno estreito, aumentar o uso de cada espaço é essencial. Um grande patamar da escada funciona como uma sala de espera para receber as pessoas e direcioná-las à sala de estar ou como um palco para atividades familiares que pode ser visto da entrada, além de ser apenas uma área de troca de calçados. Todo o apoio para as escadas está escondido na parede e pequenas hastes de aço são usadas para incorporar o conceito de poder vislumbrar todo o espaço de qualquer lugar da casa. Passarelas conectam dois ambientes; cria-se uma área de brincar para as crianças em que os pais podem interagir com eles, bem como estabelecer um espaço de respiro para a casa.
Outra característica deste projeto é sua fachada dupla. A primeira camada é uma combinação de estruturas de cubos de aço inoxidável e painéis perfurados, que controlam a incidência solar, reduz o calor e cria efeitos visuais interessantes. Eles melhoram a visão de dentro para fora, bem como aumentam a privacidade dos proprietários. Além disso, a fachada também age como guia para as plantas se apoiarem e crescerem. A segunda camada é uma fachada de vidro temperado com moldura de alumínio entre os jardins e interior, que esperamos trazer o respiro da natureza que raramente é encontrado numa cidade grande.